AMB e ABNT preparam norma de pesquisa eleitoral

Novo regulamento está sendo elaborado a partir de parâmetros internacionais e com a participação dos institutos de pesquisa que atuam no Brasil

AMBNOTÍCIA

Ascom/AMB

2/1/20241 min ler

Novo regulamento está sendo elaborado a partir de parâmetros internacionais e com a participação dos
Novo regulamento está sendo elaborado a partir de parâmetros internacionais e com a participação dos

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) preparam uma norma de pesquisa eleitoral, com diretrizes para a aferição da opinião pública em períodos eleitorais.

A elaboração da nova norma foi tema de encontro realizado na quarta-feira (31) entre o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, e o Presidente da ABNT, Mário William Esper, na sede da AMB, em Brasília.

O Presidente da ABNT explicou que a norma de pesquisa eleitoral está sendo feita a partir de regras internacionais que disciplinam a realização de enquetes eleitorais, em um trabalho que conta com a participação e experiência dos institutos de pesquisas que atuam no Brasil.

Entre os resultados esperados pela AMB e ABNT está a padronização dos critérios e procedimentos usados na coleta de informações e dados, apuração e medição da opinião pública em períodos eleitorais, a exemplo da delimitação das amostragens de eleitores a serem consultados.

Segundo Mário William Esper, a expectativa é que a nova norma seja concluída em breve, de forma a ser utilizada nas pesquisas de opinião das eleições municipais de 2024. Entre os benefícios, ele citou que a uniformização permitirá que resultados obtidos por institutos distintos possam ser comparáveis.

Participaram do encontro que tratou da elaboração da norma de pesquisa eleitoral também a Vice-Presidente Administrativa da AMB, Julianne Freire Marques; o Secretário da AMB e presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho; a Coordenadora da Justiça Estadual da AMB, Vanessa Mateus; e a Coordenadora da Escola Nacional da Magistratura (ENM) da AMB, Marcela Bocayuva.